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         Em concreto, pode-se sistematizar a seguinte matriz descriti-
         va dos diversos riscos operacionais (por ordem alfabética):               Matriz de riscos
                                                                                    operacionais
                                   Descrição ou exemplo de eventos
         Tipologia do risco operacional
                              Tarefa/operação  executada  fora  do  prazo  pretendi-
         Adiantamento/atraso na execução   do/adequado (antes ou depois da data/hora estipula-
         da tarefa/operação
                              da)
                              Exemplos:  incêndios,  inundações,  desastres  por
         Desastre/terrorismo/vandalismo   causas naturais, desastres civis, atividades terroristas
                              e vandalismo
                              Documentos  com  incorreções  ou  inadequados,
         Documentos/contratos/reportes   ausência de documento de suporte para evidência de   fraude   clientes,   execução,   Prática e   falhas nos   ativos   fraude
                                                                        práticas
         insuficientes        aceitação  de  condições,  sua  perda  ou  atraso  na   Interna   comerciais   gestão de   segurança no   sistemas   físicos   externa
                                                                               processos
                                                                                      emprego
                              entrega.
                              Exemplos:  extravio  de  documentação  ou  arquivo
         Extravio/perdas físicas   indevido
                              Exemplos: falhas nas comunicações a nível interno e
         Falhas de comunicação   externo (e.g. e-mail, telefone)
                              Exemplos: falhas de hardware, erro físico no equipa-  incoerência   Incumpri-
         Falha de hardware    mento informático                     Requisitos    procedimen-  nos dados   mento leg.   segurança   falha de
                                                                                         laboral
                                                                             tos
                                                                                                        infra-
                              Exemplos: falhas de software, erro na parametrização   legais/formais   incorretos   do sistema   estruturas
         Falha de software    do sistema, falha na gravação telefónica
                              Acesso  a  dados  cuja  integridade  é  questionável  ou
         Falha na integridade da informação   duvidosa                            documentos
                              Exemplos: falência do fornecedor, utilização indevida      incumpri-  insuficientes   falha de
                              de  informação  confidencial,  contrato  inadequado,   fraude   mento de    comunica-
         Fornecedores / clientes                                     interna   procedimen-       ções   desastre
                              nível de serviço prestado, falhas de entrega, gestão   tos              vandalismo
                              incorreta de fornecedores, recusa do negócio
                              Perdas  decorrentes  de  atos  praticados  por  um      escassez de
                              terceiro, com intencionalidade de fraude, apropriação   rec. humanos
                                                                                                falha do
         Fraude externa       indevida de ativos ou contornar legislação. Exemplos              hardware
                              de fraudes externas: fraude em cheque, abertura de
                              conta, falsificação, branqueamento de capitais      Informação   atraso na
                                                                            execução
                                                                    privilegiada
                              Perdas  decorrentes  de  atos  destinados  intencional-
                              mente à prática de fraudes, à apropriação indevida de   não integridade   falha do
                              ativos  ou  a  contornar  regulamentações,  legislações      da informação   software
         Fraude interna       ou políticas empresariais que envolvam, pelo menos,
                              uma parte interna da empresa. Um exemplo são as      inércia no
                                                                            desempe-
                              atividades de fraude voluntária praticadas por funcio-  nho
                              nários
                              Inexistência/introdução incorreta (de forma involuntá-
         Incoerência nos dados/modelo de   ria)/  reconciliação  indevida  de  dados/engano  na   perdas
         cálculo              transmissão de instruções/falha do modelo de valori-     físicas
                              zação, nomeadamente de ativos
                              Inação perante uma operação para a qual é necessá-
         Inércia no desempenho da tarefa
                              rio realizar algumas tarefas
         Inexistência/definição incorreta de   Não se encontra implementado internamente nenhum   Abordagens para estimar o risco operacional
                              normativo ou o existente não se enquadra no objetivo
         procedimentos
                              pretendido
         Não cumprimento da legislação do   Exemplos: assédio, segurança, saúde e rescisão ou
         trabalho             não cumprimento do contrato
                              Não  cumprimento  de  procedimentos  escritos  ou   A estimação do risco operacional pode ser alcançada através
         Não cumprimento de procedimentos   verbais,  no  âmbito  das  funções  /  tarefas  definidas   de abordagens top-down ou bottom-up.
                              pela instituição, de forma deliberada
         Perda/escassez de recursos huma-  Recursos  humanos  insuficientes  face  às  funções  a   A abordagem top-down parte do pressuposto de que as per-
         nos                  desempenhar e/ou às operações a executar
         Perturbações de atividades comerci-  Perdas  decorrentes  da  perturbação  das  atividades   das  passadas  são  uma  boa  estimativa  das  perdas  futuras.
         ais                  comerciais ou de falhas do sistema   Neste caso, os dados estatísticos são relevantes. Nesta abor-
                              Cumprimento de requisitos legais, fiscais ou normas
         Requisitos legais/formais   e regulamentos            dagem  a  avaliação  passa  por  entender  o  risco  operacional
                              Segurança em relação ao exterior, segurança interna,
         Segurança dos sistemas   fraude  por  programação,  introdução  de  vírus  no   como o produto de um determinado coeficiente por um indica-
                              sistema, inexistência de planos de contingência   dor de atividade, por exemplo o produto bancário ou receitas
                              Uso de informação confidencial e do seu âmbito de
         Uso de informação privilegiada
                              funções adstritas e/ou afins para benefício próprio   da atividade de intermediação. Esta é a abordagem consagra-
                                                               da no Acordo de Basileia, nomeadamente, no indicador bási-
                                                               co (BIA), a ser desenvolvido adiante, que tem por base um
         O que conduz ao seguinte esquema gráfico:             indicador relevante (receitas brutas) e uma percentagem fixa
                                                               ().  Entre  outras  limitações,  esta  abordagem  não  leva  em
                                                               consideração a qualidade dos controlos.

                                                               Pelo  contrário,  a  abordagem  bottom-up  é  uma  abordagem
                                                               estrutural, em que as medidas de perda e risco são definidas
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