Page 6 - rcf134
P. 6

6




        porque  num  período  de  expansão  económica,  o  défice   ção orçamental do país 16 17 .
        orçamental  medido  em  termos  nominais  reduz-se  pela
        mera expansão da atividade económica. Tal sucede por-     Dada  a  importância  crítica  para  a  vigilância  orça-
        que um ciclo expansionista está naturalmente associado a   mental do Pacto de Estabilidade e Crescimento da iden-
        um aumento da receita fiscal, a uma redução dos custos   tificação  das  medidas  “one-off”,  a  Comissão  Europeia
        com o desemprego, e um efeito base de aumento do PIB   criou um conjunto de princípios e regras a seguir, primei-
        (ou seja, um efeito base de aumento do denominador do   ro em 2006, e mais recentemente, em 2015. Assim, as
        rácio défice em percentagem do PIB). O inverso ocorre,   decisões da Comissão Europeia são tomadas de forma
        naturalmente, em períodos de contração da atividade eco-  mais  transparente  e  de  uma  forma  mais  informada  e
        nómica.                                               robusta,  fortalecendo  a  experiencia  da  Comissão  para
                                                              decisões futuras. Desta forma a Comissão Europeia dis-
            Em regra, o saldo estrutural atingirá o OMP quando   põe hoje de um conjunto de princípios, a que se soma
        se fixar em -0.5% do PIB . No entanto, a Comissão Euro-  um  alista  especifica  de  medidas  consideradas  como
                              14
        peia pode decidir um OMP mais exigente, isto é, inferior   “one-off”.
        aos -0.5%. O novo objetivo de médio prazo para Portugal
        foi  recentemente  fixado  pela  Comissão  Europeia  em   A decisão casuística de cada medida como “one-off”
        0,25% do PIB potencial, mais exigente do que o anterior   ou não segue assim um conjunto de princípios e regras,
        de -0,5%  (de acordo com as regras europeias, o OMP é   embora naturalmente, em diversos casos, exista alguma
                15
        revisto a cada três anos, por norma após a Comissão Eu-  margem de avaliação e discricionariedade, naturais em
        ropeia publicar a sua atualização dos custos de envelheci-  qualquer processo com algum nível de complexidade e
        mento,  no  Relatório  de  Sustentabilidade  da  Comissão   detalhe.
        Europeia).
                                                                  Princípio 1: As medidas “one-off” são intrinseca-
            Assim, associado ao conceito de saldo estrutural, te-  mente não recorrentes
        mos  a  necessidade  de  identificar  as  medidas  “one-off”
        que serão retiradas ao saldo nominal para chegarmos ao    As  medidas  “one-off”  são  operações  que  pela  sua
        saldo estrutural.                                     natureza  são  temporária  e  não  recorrentes  em  termos
                                                              do  seu  impacto  orçamental  (quer  do  lado  da  receita,
            A importância de identificar e retirar do défice nominal   quer  do  lado  da  despesa).  Assim,  a  medida  “one-off”
        as medidas “one-off” (também designadas muitas vezes   deve ter características que tornam o seu impacto tem-
        como  “pontuais)  prende-se  com  a  necessidade  por  um   porário. Ou seja, não se espera que tenha um impacto
        lado de avaliar a posição orçamental decorrente daquilo   sustentado, prolongado no tempo e estrutural (é o inver-
        que  não  esporádico  (ou  pelo  menos  não  é  recorrente),   so). Por regra, considera-se que dois anos será o perío-
        mas também de analisar as linhas de tendência orçamen-  do máximo de impacto de uma medida “one-off”. No en-
        tal  dos  Estados  membros.  Adicionalmente,  esta  medida   tanto, a repetição da medida, ao longo de vários anos,
        procura  também  desincentivar  os  Estados  membros  a   não  a  torna  necessariamente  uma  medida  estrutural.
        recorrer a medidas esporádicas ou a “subterfúgios conta-  Pelo  contrário,  cada  medida  individualmente  tem  um
        bilísticos” para tentarem compor e melhorar o défice nomi-  impacto limitado no tempo, e permanece com a classifi-
        nal, de forma não estrutural.                         cação “one-off”. Por exemplo, um governo pode estabe-
                                                              lecer  um  programa  de  venda  de  ativos  fixos  que  dure
            Assim, a Comissão Europeia define medidas “one-off”   vários  anos, que não  será  por isso  que  as  vendas  de
        como medidas que têm um impacto orçamental transitó-  cada ano não deixarão de ser classificadas como “one-
        rio, não afetando de forma sustentada e estrutural a posi-  off”  (dado  que  não  é  sustentável no  longo  prazo, uma
                                                              vez que não há um numero ilimitado de ativos para se-
         ——————————————————————
         14  O  OMP  deve  ser  especificado  dentro  do  intervalo  de  variação  entre  -1%  do  PIB  de  saldo   rem vendidos, o que faz com que a receita não seja per-
          estrutural e uma situação de saldo estrutural em equilíbrio ou excedentária. O limite inferior é -
          0,5%  do  PIB  para  os  Estados  signatários  do  Tratado  sobre  Estabilidade,  Coordenação  e
          Governação (TECG). As Partes Contratantes desse Tratado, incluindo a República Portugue-  ——————————————————————
          sa, comprometeram-se ainda a assegurar “uma rápida convergência em direção aos respetivos   16  No original: “measures having a transitory budgetary effect that does not lead to a sustained
          objetivos de médio prazo.”                            change in  the budgetary  position”(Comissão  Europeia,  2015,  “Report  on Public Finances in
         15  Na recente avaliação do “post programme surveillance report”, foi decidido que face ao elevado   EMU”)
          nível  da  dívida  pública,  os  objetivos  de  redução  impunham  um  OMP  mais  exigente,  mais   17  Note-se contudo que as medidas “one-off” podem ser classificadas como “fiscal policy change”,
          próximo de 0%, tendo sido fixado o objetivo de +0.25%   tendo impacto na construção de um cenário de políticas invariantes.
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11