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nítida osmose entre política e administração, ou seja, não de negócios mais prestigiada do norte da Itália é a Uni-
há separação estrita entre política e administração. Os versidade Bocconi em Milão, cujo departamento de Ad-
membros da administração podem adquirir uma função ministração Pública é uma autoridade reconhecida no
política e depois retornar às funções administrativas das campo.
instituições. De facto, muitos ministros, primeiros-
ministros e presidentes são “ex-haute fonctionnaire pu-
blic”, membros da administração pública e antigos alunos
da “Ecole Nationale d'Administration”. Outro argumento 3– Caracterização da Nova Gestão Pública
que agrega ao "estado administrativo" é o costume de
que os funcionários perto do fim de sua carreira adquirem De acordo com diversos estudos da Organização de
posições bem-pagas no sector privado, ou seja, são no- Cooperação e de Desenvolvimento Económico realiza-
meados como "président-directeur-général.” dos em 1995 e 1996, a Nova Gestão Pública (NGP) re-
presenta uma mudança de paradigma global no que diz
As reformas na França passaram de modernização respeito ao controle e à organização do serviço público.
da gerência, administrativas para reformas estatais mais Alguns autores estudaram os processos e os efeitos da
fundamentais, como uma reconsideração do papel do reforma administrativa, entendidos numa Perspectiva
Estado e uma descentralização e desconcentração do Transformadora. O foco centra-se na interacção entre
Estado. No entanto, a necessidade de maior eficácia e um determinismo ambiental, uma política administrativa
eficiência do Estado continua a ser uma parte essencial nacional activa e sujeita a restrições de culturas adminis-
das reformas do Estado francês. Por conseguinte, as re- trativas historicamente desenvolvidas. Os conceitos e os
formas da gestão pública continuam a desempenhar um programas de reforma não se caracterizam por um sim-
papel importante. ples ajuste às doutrinas administrativas internacionais.
De salientar a acção instrumental tomada por líderes
A Alemanha também tem uma forte tradição legalista políticos e administrativos para promover objectivos co-
e burocrata, quase exclusivamente dominada por advoga- lectivos através do desenho administrativo e da política
dos administrativos. Com um passado dramático de ten- administrativa nacional activa. Num extremo, a pressão
sões entre a democracia política e a administração legal, internacional para adoptar as novas reformas da NGP
primeiro durante a caótica República de Weimar e depois teve profundos efeitos nos sistemas nacionais, impulsio-
sob a ditadura de Hitler. Uma democracia sólida e estável nados por uma liderança político-administrativa e com-
foi fundada na Alemanha somente depois da Segunda patível com as tradições histórico-culturais, com um esti-
Guerra Mundial. O destino das reformas da gestão públi- lo de liderança, desenvolvido de maneira evolucionária.
ca passou assim pela administração nacional e ao nível Por outro lado, a pressão ambiental para a reforma pode
do governo municipal e regional, as reformas da gestão produzir poucas mudanças e efeitos porque os líderes
pública tiveram lugar em larga escala. Estas baseavam-se políticos e administrativos tentam conscientemente evi-
principalmente na necessidade de maior eficácia e efici- tar ou parar as reformas (Christensen e Lægreid, 1999).
ência na prestação de serviços públicos, não é de estra-
nhar que na Alemanha uma abordagem orientada para a A expansão da NGP questionou a compatibilidade
economia empresarial domine o estudo da gestão pública. das normas e dos valores tradicionais e a verdadeira
base nacional de reformas (Brunsson e Olsen, 1993).
Em Itália, uma pesquisa sobre cursos de Administra- Realisticamente, há razões para acreditar que os concei-
ção Pública realizada pelo professor Meneguzzo e outros tos e os processos de reforma gerados externamente,
professores de Administração Pública mostrou que em quando são difundidos aos sistemas político-
quarenta e duas universidades italianas (faculdades de administrativos nacionais, são mais complexos e têm
economia) existiam cento e quarenta cursos de Adminis- efeitos e implicações variadas. Os líderes políticos po-
tração Pública e Administração, principalmente na Admi- dem procurar adaptar algumas partes das reformas ge-
nistração Pública geral, mas também em planeamento e radas no exterior do país, ou tentar redefinir elementos
controle, e em contabilidade. O estudo identificou trinta e de reforma ambíguos num contexto nacional, a fim de
quatro programas de mestrado de pós-graduação e pelo combinar metas instrumentais. Por outro lado os líderes
menos quatro programas de doutoramento em administra- políticos podem aceitar as reformas, deixando a imple-
ção e Administração Pública. O autor refere que a escola

