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        nítida osmose entre política e administração, ou seja, não   de negócios mais prestigiada do norte da Itália é a Uni-
        há  separação  estrita  entre  política  e  administração.  Os   versidade Bocconi em Milão, cujo departamento de Ad-
        membros  da  administração  podem  adquirir  uma  função   ministração  Pública  é  uma  autoridade  reconhecida  no
        política e depois retornar às funções administrativas das   campo.
        instituições.  De  facto,  muitos  ministros,  primeiros-
        ministros  e  presidentes  são  “ex-haute  fonctionnaire  pu-
        blic”, membros da administração pública e antigos alunos
        da  “Ecole  Nationale  d'Administration”.  Outro  argumento   3– Caracterização da Nova Gestão Pública
        que  agrega  ao  "estado  administrativo"  é  o  costume  de
        que os funcionários perto do fim de sua carreira adquirem   De acordo com diversos estudos da Organização de
        posições bem-pagas no sector privado, ou seja, são no-  Cooperação  e de  Desenvolvimento  Económico  realiza-
        meados como "président-directeur-général.”            dos em 1995 e 1996, a Nova Gestão Pública (NGP) re-
                                                              presenta uma mudança de paradigma global no que diz
            As  reformas  na  França  passaram  de  modernização   respeito ao controle e à organização do serviço público.
        da gerência, administrativas para reformas estatais mais   Alguns autores estudaram os processos e os efeitos da
        fundamentais,  como  uma  reconsideração  do  papel  do   reforma  administrativa,  entendidos  numa  Perspectiva
        Estado  e  uma  descentralização  e  desconcentração  do   Transformadora.  O  foco  centra-se  na  interacção  entre
        Estado.  No  entanto,  a  necessidade  de  maior  eficácia  e   um determinismo ambiental, uma política administrativa
        eficiência do Estado continua a ser uma parte essencial   nacional activa e sujeita a restrições de culturas adminis-
        das reformas do Estado francês. Por conseguinte, as re-  trativas historicamente desenvolvidas. Os conceitos e os
        formas da gestão pública continuam a desempenhar um   programas de reforma não se caracterizam por um sim-
        papel importante.                                     ples  ajuste  às  doutrinas  administrativas  internacionais.
                                                              De  salientar  a  acção  instrumental  tomada  por  líderes
            A Alemanha também tem uma forte tradição legalista   políticos e administrativos para promover objectivos co-
        e burocrata, quase exclusivamente dominada por advoga-  lectivos através do desenho administrativo e da política
        dos administrativos. Com um passado dramático de ten-  administrativa nacional activa. Num extremo, a pressão
        sões entre a democracia política e a administração legal,   internacional  para  adoptar  as  novas  reformas  da  NGP
        primeiro durante a caótica República de Weimar e depois   teve profundos efeitos nos sistemas nacionais, impulsio-
        sob a ditadura de Hitler. Uma democracia sólida e estável   nados por uma liderança político-administrativa e com-
        foi  fundada  na  Alemanha  somente  depois  da  Segunda   patível com as tradições histórico-culturais, com um esti-
        Guerra Mundial. O destino das reformas da gestão públi-  lo de liderança, desenvolvido de maneira evolucionária.
        ca passou assim pela administração nacional e ao nível   Por outro lado, a pressão ambiental para a reforma pode
        do governo municipal e regional, as reformas da gestão   produzir  poucas  mudanças  e  efeitos  porque  os  líderes
        pública tiveram lugar em larga escala. Estas baseavam-se   políticos e administrativos tentam conscientemente evi-
        principalmente na necessidade de maior eficácia e efici-  tar ou parar as reformas (Christensen e Lægreid, 1999).
        ência na prestação de serviços públicos, não é de estra-
        nhar que na Alemanha uma abordagem orientada para a       A  expansão  da  NGP  questionou  a  compatibilidade
        economia empresarial domine o estudo da gestão pública.    das  normas  e  dos  valores  tradicionais  e  a  verdadeira
                                                              base  nacional  de  reformas  (Brunsson  e  Olsen,  1993).
            Em Itália, uma pesquisa sobre cursos de Administra-  Realisticamente, há razões para acreditar que os concei-
        ção Pública realizada pelo professor Meneguzzo e outros   tos  e  os  processos  de  reforma  gerados  externamente,
        professores  de  Administração  Pública  mostrou  que  em   quando  são  difundidos  aos  sistemas  político-
        quarenta  e  duas  universidades  italianas  (faculdades  de   administrativos  nacionais,  são  mais  complexos  e  têm
        economia) existiam cento e quarenta cursos de Adminis-  efeitos e implicações variadas. Os líderes políticos po-
        tração Pública e Administração, principalmente na Admi-  dem procurar adaptar algumas partes das reformas ge-
        nistração Pública geral, mas também em planeamento e   radas no exterior do país, ou tentar redefinir elementos
        controle, e em contabilidade. O estudo identificou trinta e   de  reforma ambíguos  num  contexto  nacional,  a  fim de
        quatro programas de mestrado de pós-graduação e pelo   combinar metas instrumentais. Por outro lado os líderes
        menos quatro programas de doutoramento em administra-  políticos podem aceitar as reformas, deixando a imple-
        ção e Administração Pública. O autor refere que a escola
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